Orsi Vigneto San VIto
Orsi Vigneto San Vito está localizado nas colinas de Bologna, no povoado de Oliveto, a uma altitude de 200 metros. Nesta colina, existem testemunhos antigos da presença de vinhos de qualidade, que remontam a correspondências medievais com a Abadia de Nonantola.
A vinícola produz vinhos há cinquenta anos. Desde que minha esposa Carola e eu assumimos o cargo em 2005, estamos comprometidos em aprimorar os vinhos típicos dessa área: queríamos produzir vinhos que expressassem fortemente nosso terroir, que fossem distinguíveis e não padronizados.
Acreditamos que a agricultura biodinâmica possibilita a produção de vinhos mais originais, mais representativos do local onde a videira cresceu, graças à sua capacidade de revitalizar o solo, estimular as plantas e produzir frutos com forte vínculo com o território. As videiras não são fertilizadas ou irrigadas, mas o húmus natural de uma terra recém-viva é obtido de maneira sustentável, através da redescoberta de técnicas antigas.
A mesma abordagem é usada na adega para não dispersar esse patrimônio durante o processo de vinificação. As fermentações são espontâneas apenas com leveduras indígenas sem o uso de leveduras selecionadas, e os vinhos não são clarificados ou filtrados. A metamorfose da uva para o vinho deve ocorrer em nossa opinião da maneira mais natural possível, aceitando a margem de imprevisibilidade que isso implica e o caráter diferente que cada safra expressa.
Mais do que uma profissão de fé ou uma estratégia de marketing, para nós essa é uma escolha de gosto e uma maneira de realmente nos sentir parte do terroir do qual fazemos parte.
Pensamos que a fazenda deve atender ao ciclo fechado, sobretudo para estabelecer um balanço energético, fortalecer a sinergia entre diferentes culturas e obter a maior biodiversidade possível.
Produzimos hortaliças, que entregamos regularmente em alguns restaurantes, em colaboração com outros agricultores orgânicos de Valsamoggia. Acreditamos firmemente em um novo conceito de catering, especialmente atento à sazonalidade e variedade de produtos, à sua frescura e autenticidade, à redução de resíduos.
Um restaurante onde chef e agricultor se comunicam constantemente para sempre ter os produtos mais frescos, excelentes para serem usados sem desperdício (até as peles!), de maneira a minimizar o uso da geladeira e aprimorar o trabalho realizado em campo.
Sempre com visão à biodiversidade e ao vínculo com o território, temos uma pequena criação semi-selvagem de crescimento e engorda de porcos da raça Mora Romagnola. Infelizmente, é quase impossível encontrar animais orgânicos certificados dessa raça, e é por isso que nossas carnes não têm um rótulo biológico. Além de serem livres para enraizar-se na floresta, nos campos e nas vinhas da empresa, sua dieta é integrada apenas ao trigo, cevada, feijão e resíduos de jardins. Nós não usamos ração ou milho. A mortadela que produzimos é uma provocação: decidimos usar todas as partes do porco, até as mais valiosas.
A CASA
A recepção aconchegante era o toque que faltava para a vinícola Orsi Vigneto San Vito. Agora ela existe! Cinco quartos, um parque secular, piscina, degustações, Bologna a poucos quilômetros de distância.
OS QUARTOS
"Casino" é o nome tradicionalmente dado na região de Bologna às residências rurais. Pragatto é um povoado de Crespellano, onde nos encontramos imersos no verde.
Em 2017, os escritórios da vinícola Orsi Vigneto San Vito e da Co.Vi.Bio se mudaram para cá.
Decidimos, então, ressaltar nossa relação à hospitalidade, troca de experiências, beber juntos ...
RELAXE
Relaxe e aproveite a área de dois hectares e a piscina com total tranquilidade. Você só corre o risco de encontrar uma corça ou um apaixonado por vinhos ...
APRECIE
Somos antes de tudo uma fazenda e vinícola. É por isso que nos concentramos em apresentar a você a excelência do nosso território, assim como do nosso terroir. Todas as tardes, às 18h, é possível reservar uma degustação de nossos vinhos e com tábuas de cortes feitas com queijos, focaccias e carnes curadas produzidas por nós ou pelos produtores com quem trabalhamos.